Comemora-se hoje o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Unesco (edu.int)

Assinala-se hoje, 10 de Novembro, o 15º aniversário alusivo ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Este dia é celebrado anualmente desde 2001.

Este dia é celebrado anualmente desde 2001 a nível mundial, uma iniciativa da UNESCO, sendo uma oportunidade para promover o papel da ciência na edificação de um mundo melhor.

A data é uma oportunidade para demonstrar ao público em geral a razão da ciência ser relevante para a vida diária das pessoas e para envolvê-las no debate sobre questões relacionadas com a ciência.

Neste dia são organizados vários eventos pelo mundo, como debates sobre o potencial da ciência para a sustentabilidade, e como a entrega de prémios a investigadores, professores e estudantes, pelo seu trabalho. Todos os anos é escolhido um novo tema que serve de base para a celebração.

“Celebrando Centros de Ciência e Museus de Ciência” é o tema deste ano de 2016,visando enaltecer a importância dos centros e dos museus de ciência de todo o mundo.

Entretanto, o dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento tem como objectivo incentivar o conhecimento científico para que se aproveitar a sua aplicação em benefício do desenvolvimento sustentável e da paz a longo prazo.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – (UNESCO) é uma organização fundada em Paris (França) em 4 de Novembro de 1946 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação , a ciência, a cultura e as comunicações.

O seu principal objectivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma das suas actividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados.

Na área de ciência e tecnologia, promove pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de protecção dos patrimónios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA