Cabo Verde: aprovação do orçamento 2017 sem votos da oposição

Ulisses Correia e Silva, primeiro ministro de Cabo Verde (DR)

Na sequência de dois dias de intenso debate, foi aprovado esta manhã na generalidade o Orçamento Geral do Estado de Cabo Verde para 2017 com 37 votos a favor do MpD no poder, 27 votos contra do PAICV na oposição por considerar o texto “lesivo” para os interesses do país, a UCID tendo optado por sua vez pela abstenção argumentando que a proposta de orçamento era pouco equilibrada.

No encerramento do debate, o Governo retirou a proposta de aumento do IVA em 0,5%, para fazer face aos estragos provocados pelas chuvas do mês de Setembro, na ilha de Santo Antão. O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva justificou a eliminação da sobretaxa referindo que a aplicação desta medida já não fazia sentido, uma vez que a União Europeia acaba de disponibilizar 7 milhões de Euros de financiamento para o programa de reconstrução da ilha sinistrada.

O Orçamento de Estado para 2017 segue agora para discussão na especialidade, devendo voltar à plenária até finais de Dezembro. Mais pormenores com Odair Santos. (Rfi)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA