Boxe: Ndalatando acolhe gala profissional

Cuanza Norte: Presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís (Foto: Estevão Manuel)

A cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, acolhe neste sábado uma gala de boxe profissional, numa promoção da Federação Angolana da modalidade (FABOXE), inserida nas comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, cujo acto central acontece nesta urbe.

O facto foi revelado nesta sexta-feira em conferência de imprensa pelo presidente da FABOXE, Carlos Luís, adiantando que a gala contará com a participação de quatro atletas da selecção nacional sénior da modalidade e oito da selecção de sub-20.

De acordo com o responsável, estão previstos dois combates nas categorias dos 64 e 69 quilogramas e dois em sub-20, que decorrerão no pavilhão Gimnodesportivo José Eduardo dos Santos, a partir das 17h00.

Carlos Luís referiu que a realização da prova no Cuanza Norte visa ainda preparar a participação dos atletas da selecção de sub-20 nos jogos do zonal V de África, previstos para o mês de Dezembro próximo em Luanda.

A prova, considerou, servirá igualmente para selecção dos atletas profissionais que disputarão o campeonato de boxe no país, em diversas categorias, assim como a massificação da modalidade na província, onde considerou existirem jovens com potencialidades para contribuir para o desenvolvimento desta prática.

“Esta gala consiste também em devolver a massificação do boxe aqui na província. O boxe no Cuanza Norte já forneceu bons atletas à selecção nacional e teve sempre um boxe de grande qualidade”, referiu.

Apontou como exemplos do projecto de massificação da modalidade as províncias de Cabinda e Huíla em que o boxe quase esteve extinto, mas hoje apresentam pugilistas de grande qualidade em diversos níveis e categorias. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA