Basquetebol: 1º de Agosto inicia com vitória defesa do título

Pormenor de uma partida entre 1º de Agosto e Progresso (arquivo) (Foto: Pedro Parente)

O 1º de Agosto derrotou hoje, no pavilhão anexo à Cidadela, o Progresso do Sambizanga, por 83-73, em jogo referente à primeira jornada do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino.

Com ausência dos bases Hermenegildo Santos, por lesão, e Francisco Sousa, doente, o conjunto “militar” sentiu grandes dificuldades para ultrapassar a equipa “sambila”, chegando a perder o primeiro período por dois pontos (16-18).

No segundo quarto, os comandados de Ricardo Casas procuravam ser mais certeiros, com Edson Ndoniema e Tariq Kirksay a notabilizarem-se nos lançamentos de curta e longa distâncias, obrigando o adversário a cometer inúmeros erros no sector defensivo.

O d’Agosto conseguiu sair para o intervalo em vantagem no placar por 45-42.

No reatamento o Progresso entrou mais ousado e tranquilo na finalização, tendo a sua postura permitido que chegasse a igualdade a 56 pontos.

O 1º de Agosto perdeu sucessivas posses de bola e os seus atletas demonstraram elevados níveis de insegurança no terceiro período.

No quarto e último período, o conjunto do “Rio Seco”, dotado de experiência, voltou a imprimir dinâmica, sobretudo defensiva, e anulou as investidas dos comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba”. Os “militares” acertaram no jogo exterior e no final superaram o adversário por dez pontos (83-73).

1º de Agosto: Tariq Kirksay (14 pts), Edson Ndoniema (12), Joaquim Gomes (11), Mohamed Malick (09), Islando Manuel (09), Armando Costa (09), Felizardo Ambrósio (06), Tarcio Domingos (05), Mutou Fonseca (04), Braulio Morais (04), Vladimir Ricardino (00).

Tecnico: Ricardo Casas

Progresso do Sambizanga: Hugo Cristiano (15 pts), Joaquim Costa (12), Josemar Carvalho (10), Gilson Martins (10), Afonso Rodrigues (10), Vladimir Pontes (05), Distino Francisco (05), Roming Samba (03), Olencio Ndatipo (03), Adilson Santos (00).

Técnico: Alberto Carvalho.

(Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA