Azerbaijão: Congresso mundial de agências noticiosas encerra hoje trabalhos

ADMINISTRADORES EXECUTIVOS DA ANGOP, JOSÉ CHIMUCO (DIREITA) E MANUEL LUSITO ANDRÉ. (Foto: CORTESIA DE MANUEL LUSITO)

Baku, Azerbaijão – O 5º Congresso Mundial de Agências Noticiosas encerra hoje, quinta-feira, os seus trabalhos, em Baku, capital da República do Azerbaijão.

Inaugurado quarta-feira, pelo Chefe de Estado azerbaijano, Ilham Aliyev, o evento decorre sob o lema “Os Novos Desafios para as Agências Noticiosas”.

O dia de hoje é reservado à conclusão de dois painéis, à eleição do presidente do congresso para o período de 2019 a 2022 e à adopção da Declaração de Baku.

O presidente cessante é o saudita Abdullah bin Fahd Al-Hussein, quem preside a Saudi Press Agency (SPA), que conduziu o destino da organização de 2013 a 2016.

De 2016 a 2019, caberá ao ajerbaijano Aslan Aslanov, director-geral da agência estatal do Azerbaijão (AZERTAC) presidir ao congresso.

Dos cerca de 200 participantes, 33 são africanos, em representação de 16 agências nacionais.

A angolana Angop está representada no evento pelo administrador executivo para a área de informação, José Chimuco, acompanhado do titular do pelouro da área técnica, modernização e expansão, Manuel Lusito André.

Em debate estão inscritos temas como o futuro do consumo de notícias, desafios e oportunidades das agências noticiosas, formação em plataformas multimédia, bem como o acesso e a protecção dos jornalistas em áreas de conflito.

O 1º Congresso Mundial de Agências Noticiosas realizou-se em Moscovo, capital da Federação Russa, de 24 a 25 de Setembro de 2004.

O 2º teve como palco a sede municipal de Estepona, na província espanhola de Málaga, sul do país ibérico, de 24 a 28 de Outubro de 2007.

A cidade argentina de San Carlos de Bariloche, na província de Río Negro, albergou a terceira edição do fórum, entre 19 e 24 de Outubro de 2010.

Riade, capital do reino da Arábia Saudita, acolheu o 4º congresso, três anos depois, de 17 a 21 de Novembro de 2013.

À excepção do 2º encontro, realizado em Espanha, a agência Angop participou nos demais. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA