Após primeiro ano de Governo, portugueses dão luz verde à ‘Gerigonça’

António Costa (Reuters)

A maioria dos portugueses faz uma avaliação positiva do desempenho do Governo, que este sábado completou um ano desde a tomada de posse.

Segundo uma nova sondagem da Católica para o JN, DN, Antena 1 e RTP, 71% dos portugueses acredita que o acordo das Esquerdas vai manter-se firme e que António Costa se manterá como primeiro-ministro até ao final da legislatura.

Em dezembro do ano passado, logo após a tomada de posse do Governo socialista, apenas 35% dos inquiridos dizia acreditar num cumprimento integral do mandato.

Quase dois terços dos portugueses (63%) consideram que o desempenho deste Governo é ‘bom’, enquanto apenas 3% dizem que é ‘muito bom’. Por outro lado, 20% dos inquiridos acha que o desempenho é ‘mau’ e 5% que é ‘muito mau’.

O Governo de Costa com o apoio do Bloco de Esquerda, PCP e PEV é considerado estável’ por 48% dos entrevistados, ‘positivo’ para 59%, ‘legítimo’ para 63%, ‘credível’ para 55%.

E será melhor ou pior do que o Executivo de Passos Coelho? 48% dos inquiridos respondem que os socialistas estão a governar melhor, 37% optam por dizer ‘nem uma coisa nem outra’, e 10% preferiam o anterior governo.

Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias nos dias 19 a 22 de novembro de 2016, a partir de 977 inquéritos válidos. (Noticias ao Minuto)

por Carolina Rico

DEIXE UMA RESPOSTA