Angola vai lançar central de valores mobiliários terça-feira

Logomarca da Bodiva (Foto: Lino Guimarães)

Angola prepara-se para lançar terça-feira (15) a central de valores mobiliários do país, unidade orgânica da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) que será responsável pela custódia, compensação e liquidação dos títulos transaccionados nos mercados regulamentados.

A inauguração do Mercado de Bolsa ocorre após a migração dos Títulos de Tesouro, até agora negociados no Mercado de Registo, da plataforma Sigma, do Banco Nacional de Angola, para a nova plataforma de custódia da Bodiva, refere uma nota do ministério das Finanças.

O Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro torna possíveis as transacções de compra e venda em tempo real e com total visibilidade de preços e quantidades.

A Bodiva espera que a nova plataforma negociação e pós negociação venha a conferir maior profundidade e liquidez ao segmento de títulos de dívida pública, que se encontra em funcionamento desde Maio de 2015.

Entre Janeiro e Outubro deste ano, registaram-se no mercado secundário de Títulos de Tesouro transacções no valor global de 260 mil milhões de kwanzas (cerca de 1,57 mil milhões de dólares norte-americanos).

A entrada em funcionamento da central de valores impulsionará também o surgimento de outros segmentos de bolsa, nomeadamente o mercado obrigacionista e accionista, pois permite a desmaterialização dos títulos, de obrigações ou de acções, facilitando a sua admissão e negociação em mercado regulamentado.

A Bodiva SA é uma sociedade de capitais exclusivamente públicos, criada em 2014 com a missão de operacionalizar e gerir os mercados regulamentados de valores mobiliários. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA