Angola vai dar apoio militar à RCA

Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos (DR)

O Presidente angolano prometeu, esta terça-feira, apoiar a reorganização e o reforço das forças armadas e da polícia da RCA. As declarações de José Eduardo dos Santos foram feitas no final do encontro com o homólogo, Faustin Archange Touadéra, que realizou uma visita de 24 horas a Luanda.

O reforço da cooperação bilateral dominou a primeira visita oficial a Luanda do presidente da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadéra, que esteve em Luanda numa vista de 24 horas. O Presidente da RCA avistou-se com o homólogo José Eduardo dos Santos, que preside actualmente a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, da qual a RCA faz parte.

No final do encontro o Presidente angolano defendeu que devem ser encontradas formas para ” a concertação política que conduzam a consensos e à reorganização das forças armadas”, afirmou José Eduardo dos Santos.

José Eduardo dos Santos que prometeu apoiar a reorganização e o reforço das forças armadas e da polícia da RCA. “A República de Angola, em particular, a Comissão dos Estados da África Central e a União Africana exprimiram já o seu desejo de apoiar a RCA na elaboração e na execução de um programa para realizar este objectivo”, acrescentou o chefe de Estado angolano.

Esta visita acontece na semana em que foi anunciada a retirada parcial das tropas francesas da operação “Sangaris”, semana que ficou marcada pelos reacendimentos dos confrontos inter-religiosos que opõem as milícias cristãs anti-balaka e os muçulmanos da Seleka.

No próximo dia 17 de Novembro está prevista a realização em Bruxelas de uma mesa redonda de doadores para República Centro Africana. (Rfi)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA