Angola participa em congresso mundial de agências noticiosas

JOSÉ CHIMUCO, ADMINISTRADOR EXECUTIVO DA ANGOP PARA A ÁREA DE INFORMAÇÃO (Foto: Pedro Parente)

Angola participa, quarta e quinta-feira próximas, em Baku, capital da República do Azerbaijão, nos trabalhos do 5º Congresso Mundial de Agências Noticiosas (NAWC, na sigla inglesa).

O administrador executivo para a área de informação, José Chimuco, representa no fórum a Agência Angola Press (Angop), acompanhado do titular do pelouro da área técnica, modernização e expansão, Manuel Lusito André.

Organizado sob os auspícios da agência noticiosa estatal do Azerbaijão (AZERTAC), o congresso tem como lema “Os Novos Desafios para as Agências Noticiosas”.

Num mundo cada vez mais influenciado pelo desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação, os congressistas trocarão pontos de vista sobre as melhores práticas para o melhoramento do desempenho das agências de notícias e a sua sobrevivência.

O 1º Congresso Mundial de Agências Noticiosas realizou-se em Moscovo, capital da Federação Russa, de 24 a 25 de Setembro de 2004.

Na mesma altura, foi criado o Conselho Mundial de Agências Noticiosas (NACO), seu principal órgão de trabalho entre os congressos.

Dele fazem parte a Federação de Agências Árabes (FANA), a Aliança de Agências Europeias (EANA), a Organização de Agências Asiáticas (OANA) e a União Latino-Americana de Agências de Notícias (ULAN). África não está representada.

Participam também do conselho agências individuais, como a norte-americana Associated Press (AP), a Agence France Presse (AFP), as inglesas Press Association (PA) e Thomson Reuters, bem como a russa ITAR-TASS. A este nível, também não figura nenhuma africana.

O 2º congresso teve como palco a sede municipal de Estepona, na província espanhola de Málaga, sul do país ibérico, de 24 a 28 de Outubro de 2007.

A cidade argentina de San Carlos de Bariloche, na província de Río Negro, albergou a terceira edição do fórum, entre 19 e 24 de Outubro de 2010.

Riade, capital do reino da Arábia Saudita, acolheu o 4º congresso, três anos depois, de 17 a 21 de Novembro de 2013.

À excepção do 2º encontro, realizado em Espanha, a agência Angop participou nos demais. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA