AGT já desenvolve soluções tecnológicas para o IVA

Gilberto Luther, administrador da AGT (Foto: Angop)

A Administração Geral Tributário (AGT) está a implementar, desde 2015, um sistema integrado de gestão tributária que está a ser desenvolvido no sentido de ser compatível com o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), que Angola pretende introduzir no sistema fiscal.

Essa informação foi dada à Angop pelo administrador da AGT, Gilberto Luther. Segundo o gestor há um ano, no âmbito da reforma tributária, a sua instituição contratou um novo sistema informático, gerido pela AGT em parceria com o Instituto de Tecnologias de Informação das Finanças Públicas, para solucionar questões tributárias.

O administrador explicou que o desenvolvimento dos softwares leva tempo mas já está a ser considerado a evolução do sistema tributário angolano.

A fonte informou ainda que o desenvolvimento do sistema está a ser efectuado com a parceria de uma empresa internacional que fornece softwares.

Informou também que a instituição com quem trabalha na parte tecnológica foi contratada por via de um concurso público, do qual foi seleccionado.

Gilberto Luhter afirmou que ainda não há prazos para a entrada em vigor do IVA. Disse que para a sua implementação precisa-se cumprir determinadas etapas, que estão em curso. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA