Aberta 37º edição da festa da Ilha do Cabo

Vista parcial da Ilha de Luanda (Foto: Pedro Parante/Arquivo)

A 37ª edição da tradicional Festa da Ilha do Cabo, no Distrito Urbano da Ingombota, foi aberta hoje, sabado, em acto orientado pela vice-presidente da Comissão Administradora da Cidade de Luanda, Mara Quisosa.

A festa, que decorre até Domingo, inscreve actividades recreativas, desportivas, culturais e religiosas.

O corte da fita aconteceu na única entrada de acesso a Ilha do Cabo, com a exibição do grupo carnavalesco União Mundo da Ilha e de seguida foi depositada uma coroa de flores em duas estátuas que representam a peixeira e o pescador, uma procissão de velas e a realização de rituais tradicionais.

Consta do programa da actividade, a realização de bailes dançantes, palestras e actividades desportivas.

A edição deste ano da Festa da Ilha do Cabo culminará com uma missa a ser celebrada na Igreja Católica local.

A Ilha do Cabo, vulgarmente conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral, composto por uma estreita língua de terra com sete quilómetros de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

A Ilha de Luanda é por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses, podendo encontrar-se na comuna uma grande variedade de equipamentos turísticos, dos bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.

Na localidade está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.

O bairro, também chamado Ilha de Luanda, que é habitado por cerca de dez mil pessoas, faz parte do Distrito Urbano da Ingombota, província de Luanda, onde constam as localidade da Ingombota (sede), Maculusso e Kinanga. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA