VII Jogos da Região 5 já mexem com a sociedade angolana

O Ministro da Juventude e Desportos, no meio dos Embaixadores dos 10 países membros da Região 5 da União Africana. (Foto: Portal de Angola)

Depois da reunião dos Comités Local e Regional (LOC/ROC), os VII Jogos da Região 5 da União Africana foram oficialmente dados como certos de 09 a 19 de Dezembro do corrente ano,  após a realização do sorteio realizado no Pavilhão Multiusos de Luanda, no passado dia 15 de Outubro.

O Ministro Albino da Conceição, no meio de quadros séniores do seu pelouro. (Foto: Portal de Angola)
O Ministro Albino da Conceição, no meio de quadros séniores do seu Gabinete. (Foto: Portal de Angola)

O ministro Albino da Conceição, um dos altos funcionários do MINJUD, que acompanhou sempre os trabalhos deste magno evento desportivo à escala da Região 5 da União Africana (ex SADC) prestigiou a cerimónia, ao lado da Secretária de Estado, Ana Paula do Sacramento Neto, era um homem satisfeito, quando anunciou aos microfones da mídia nacional, o sorteio que agrupa selecções e atletas dos 10 países participantes.

Reunião LO/ROC- Escola Superior da Polícia. (Foto: Portal de Angola)
Reunião LOC/ROC- Escola Superior da Polícia. (Foto: Portal de Angola)

O sorteio foi antecedido de reuniões que decorreram durante alguns dias em Luanda, entre delegações do ROC (Comité Regional) e do LOC (Comité Local), onde foram minuciosamente analisados os trabalhos das 14 Sub-Comissões constituídas compostas por elementos de vários departamentos ministeriais.

Primeiros momentos do Sorteio, com António Da Luz, Stanley Montoya. (Foto: Portal de Angola)
Primeiros momentos do Sorteio, com António Da Luz, Stanley Montoya.
(Foto: Portal de Angola)

O LOC é presidido pelo ministro da Juventude e Desportos e coordenado por dois altos funcionários do MINJUD.

Durante vários meses as Sub-Comissões desdobraram-se em reuniões e contactos para garantirem as condições de realização plena dos VII Jogos.

Instantâneo do sorteio (Foto: D.R.)
Instantâneo do sorteio (Foto: D.R.)

A funcionar num contexto bastante marcado pela crise, o LOC foi ultrapassando as dificuldades impostas pela situação, e a verdade é que está agora mais próxima de cumprir com os objectivos traçados, que trarão para Luanda, na Vila dos Jogos e no Complexo Turístico do Futungo de Belas, mais de 1600 atletas de 10 países.

Ministro Albino da Conceição e Secretária de Estado dos Desportos, Ana Paula Sacramento Neto. (Foto: Portal de Angola)
Ministro Albino da Conceição e Secretária de Estado dos Desportos, Ana Paula Sacramento Neto.
(Foto: Portal de Angola)

O ministro Albino da Conceição e a Secretária de Estado dos Desportos estão a acompanhar a par e passo o desenrolar das actividades e a cuidar dos pormenores finais, para que a tocha olímpica possa passar de mão em mão, até ser depositada no Estádio dos Coqueiros.

Os VII Jogos serão transmitidos para os 10 países, através da TPA, que detém, segundo o regulamento do Comité Regional, os direitos de difusão.(Portal de Angola)

Basquetebol: Angola-Moçambique na abertura dos VII Jogos da Região 5

Quadros séniores do MINJUD: Dr. Xivi e Engª Anabela Tomé. (Foto: Portal de Angola)
Quadros séniores do MINJUD: Dr. Xivi e Engª Anabela Tomé. (Foto: Portal de Angola)

O jogo entre as selecções Angola e Moçambique em basquetebol masculino é o destaque da primeira jornada do torneio da Região 5 da União Africana, que se disputam de 9 a 19 de Dezembro em Luanda.

Dr. Cardoso José, Quadro sénior do MINJUD (Foto: Portal de Angola)
Dr. Cardoso José, quadro sénior do MINJUD na reunião LOC/ROC na Vila dos Jogos (Foto: Portal de Angola)

Este cruzamento foi ditado pela “chave” resultante do sorteio realizado sábado à noite no Pavilhão Multiusos de Luanda, que determinou que, em femininos, o jogo destas duas selecções mais destacadas da zona se dispute na terceira jornada.

Kikas Machado, DNPJ MINJUD
Kikas Machado e  Massangano Domingos, DNPJ MINJUD

Em masculinos, participarão na prova A Namíbia, África do Sul Moçambique e Angola, enquanto em femininos estão inscritas África do Sul, Namíbia, Moçambique, Zimbabwe e Angola.

Os jogos da selecção masculina de Angola serão com Moçambique, seguindo-se Namíbia e África do Sul. Em femininos, abre com a Namíbia, folga na segunda ronda por haver numero impar de inscritos, seguem-se Moçambique, África do Sul e Zimbabwe.

O torneio será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, seguindo-se as meias-finais em que o primeiro classificado cruza com o quarto e o segundo com o terceiro. os vencedores disputam a final

Delegação estrangeira. (Foto: Portal de Angola)
Delegação estrangeira. (Foto: Portal de Angola)

A cerimónia de sorteio, assistida pelo Ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição e a Secretária de Estado Carla Sacramento, foi testemunhado por representantes dos países membros e responsáveis do Comité Organizador dos Jogos da Região 5, contemplou ainda a tiragem da sore das demais modalidades colectivas (Netball e futebol masculino).

O evento destina-se a desportistas até 20 anos de idade e terá ainda as modalidades de atletismo, ténis, boxe, natação, ginástica, Judo e desporto adaptado.

Durante a cerimónia de sorteio, foi apresentado o hino oficial dos Jogos, de autoria do músico angolano Maya Cool. Além dos momentos protocolares houve também momento cultural.

Os VII Jogos da Região 5 estavam previstos para a província de Benguela, mas foram transferidos para Luanda, para reduzir custos face à actual crise económica.

Pouco mais de dois mil participantes, entre atletas, técnicos e oficiais dos 10 países membros estarão envolvidos neste evento que já se designou Jogos da SADC.

As delegações estarão instaladas na Escola Superior da Polícia, a sul da cidade, a escassos quilómetros de dois recintos de jogos o estádio 11 de Novembro e o Pavilhão Multiusos de Luanda na cidade do Kilamba.

A primeira edição deste evento realizou-se em 2004, em Moçambique, seguindo-se Namíbia (2006), África do Sul (2008), Swazilândia (2010), Zâmbia (2012) e Zimbabwe (2014).

Participam nos Jogos da Região 5 Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA