Suíça: Secretário-geral da AN troca experiências com homólogos da UIP

Suíça: Secretário-geral da AN, Pedro Agostinho de Neri (Foto: Pedro Parente)

O secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola, Pedro Agostinho de Neri, participa desde hoje, em Genebra, Suíça, num encontro com os seus homólogos dos parlamentos vinculados à União Inter-parlamentar (UIP), para troca de experiências.

O encontro, que decorre à margem da 135ª Assembleia-Geral da UIP, aberta nesta segunda-feira, vai durar três dias, e serão abordados aspectos relacionados com o funcionalmento dos parlamentos, disse o responsável à imprensa.

Informou que a sessão de abertura foi marcada pela aprovação da agenda de trabalhos, bem como a admissão de mais cinco membros na associação, dentre os quais a Coreia do Norte, país em relação ao qual tomaram nota do funcionamento do seu parlamento, no que tange à relação com os outros órgãos políticos.

Pedro Agostinho de Neri salientou que no período da tarde os secretários-gerais da UIP serão informados pelo seu colega do Brasil sobre o ambiente que se vive hoje naquele país, assim como o posicionamento do parlamento em relação ao processo do impeachment.

Fez saber que a associação dos secretários-gerais tem como pano de fundo a troca de experiências e a análise da evolução de cada parlamento, mormente do ponto de vista organizacional, administrativo, técnico e material.

“Não é uma organização que toma decisões em relação ao funcionamento dos outros parlamentos, porém, aprende-se o suficiente, uma vez que os parlamentos mais desenvolvidos podem proporcionar acções de formação aos menos capazes”, concluiu.

A comitiva angolana ao fórum anual da UIP é chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e integra os deputados Yaba Alberto, Exalgina Gambôa, Idalina Valente, Larissa José, Carolina Elias (MPLA).

Fazem ainda parte os parlamentares Raúl Danda (UNITA), Lindo Bernardo Tito (CASA-CE) e o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA