Suíça: Presidente do parlamento angolano reafirma apoio político à RCA

Presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos (à esq.) (Foto: Pedro Parente)

O presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, reafirmou na quarta-feira, em Genebra, Suíça, o apoio de Angola à República Centro-Africana (RCA), no sentido de promover a estabilidade política neste país

A informação foi dada à imprensa pelo vice-presidente do Parlamento da RCA, Baikoua Thimoleon, à saída da audiência que lhe foi concedida por Fernando da Piedade Dias dos Santos, à margem dos trabalhos da 135ª Assembleia-Geral da União Inter-parlamentar (UIP), aberta segunda-feira.

O dirigente centro-africano agradeceu o apoio que Angola já prestou ao seu país nos momentos mais difíceis, e expressou o desejo de continuar a beneficiar do amparo das autoridades angolanas, tanto a nível do Parlamento como do Executivo.

Durante o encontro, Baikoua Thimoleon disse ter abordado, com o dirigente angolano, aspectos inerentes ao reforço da cooperação ao nível parlamentar e dos problemas que a RCA vive, marcados pela insegurança das populações.

A agenda de hoje, quinta-feira, último dia dos trabalhos em torno da 135ª Assembleia-Geral da UIP, é marcada pela reunião do Conselho Directivo da organização e adopção das resoluções finais.

A comitiva angolana no certame é chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos e integra os deputados Yaba Alberto, Exalgina Gambôa, Idalina Valente, Larissa José, Carolina Elias (MPLA), Raúl Danda (UNITA), Lindo Bernardo Tito (CASA-CE).

O secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, também faz parte da delegação, tendo participado numa reunião com os seus homólogos da UIP, marcada pela troca de experiências sobre a desmaterialização dos parlamentos, gestão económica e capacitação dos deputados no domínio das tecnologias de informação. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA