Suíça: Deputada Idalina Valente eleita para Comité Executivo da UIP

Deputada Idalina Valente, membro do Comité Executivo da UIP (Foto: Pedro Parente)

A deputada Idalina Valente foi eleita na quinta-feira, em Genebra, Suíça, como membro do Comité Executivo da União Inter-parlamentar da (UIP), no decurso dos trabalhos da 135 Assembleia-Geral da organização.

Idalina Valente, que vai ocupar a vaga deixada pela actual ministra angolana da Cultura, Carolina Cerquaira, por incompatibilidade de funções, disse à imprensa, após a votação, ser mais um mecanismo de que Angola dispõe para equacionar parte dos seus problemas e representar os interesses da SADC e dos PALOP no Comité Executivo.

“Os desafios vão começar agora e é de facto um trabalho árduo. Há uma estratégia aprovada para o período 2016-2017, que tem como pano de fundo o reforço dos laços e parcerias regionais que, ao nível deste órgão máximo do poder legislativo, congrega 163 parlamentos de todo o mundo, possamos equacionar e ajudar a resolver alguns problemas”, disse.

Indicou que a iniciativa legislativa, a aprovação de leis e a passagem de mensagens, quer para a sociedade civil, quer para outros tipos de organizações devidamente estruturas, consistirão nos desafios do órgão, “para que consigamos dar o nosso melhor no sentido de resolver parte dos problemas ligados à saúde materna”.

Acrescentou que a questão da igualdade do género afigura-se igualmente como pressuposto essencial para a defesa dos direitos específicos das mulheres e dos direitos humanos.

A Assembteia-Geral da UIP, que terminou na quinta-feira, com a aprovação de algumas resolução, elegeu o Bangladesh para acolher a próxima sessão da instituição, marcada para Abril de 2017. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA