Suíça: Deputada angolana considera positiva participação da mulher nos órgãos políticos

Deputadas da assembleia nacional de Angola, Larissa Chiola Rosa José ( esq ) e Carolina Cristina Elias (Foto: Pedro Parente)

A deputada Carolina Elias disse neste domingo, em Genebra, Suíça, que em matéria de igualdade de gênero, Angola está no bom caminho, a julgar pelo número considerável de mulheres nos órgãos políticos.

“Neste domínio, Angola está no bom caminho em relação a outros países com um nível de desenvolvimento maior, porque quer o Executivo como o Parlamento são sensíveis à participação das mulheres nos órgãos políticos”, afirmou.

A deputada fez estas declarações à imprensa angolana em Genebra, à margem do Fórum de Mulheres Parlamentares, no âmbito da União Parlamentar (UIP), a decorrer na cidade suíça de Genebra, de 23 27 deste mês.

Segundo a deputada, o encontro analisou a participação da mulher nos órgãos decisório, assédio sexual, violência doméstica, bem como a paridade entre as mulheres e os homens.

Exemplificou que a nível do Parlamento angolano, em relação aos 220 deputados eleitos nas eleições gerais de 2012, 82 são mulheres, corresponde a 37,3 porcento, demonstra a boa vontade política do Executivo.

A deputada sublinhou que neste âmbito, as autoridades angolanas continuam disponíveis sobre a necessidade de continuar a elaborar planos e programas que visam a participação das mulheres nos órgãos políticos.

Carolina Elias disse que durante a Assembleia da UIP, a delegação de Angola, que conta com quatro deputadas, irá emitir a sua contribuição sobre o papel da mulher a nível dos parlamentos.

O evento contará com a participação de uma comitiva angolana chefiada pelo presidente da Assembleia Nacional, Ferrando da Piedade Dias dos Santos, que chegou neste sábado à Genebra, a propósito. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA