Socialistas espanhóis decidirão no domingo se deixam Rajoy governar

Mariano Rajoy (Afp)

Os socialistas espanhóis realizarão no domingo uma importante reunião, na qual decidirão se autorizam um governo da direita ou mantêm a oposição a Mariano Rajoy, o que levaria a Espanha a realizar eleições em Dezembro, anunciaram nesta terça-feira.

O comité federal do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), uma espécie de “parlamento” interno integrado por cerca de 300 dirigentes, se reunirá na sede nacional em Madrid no domingo, indicaram à AFP duas fontes do grupo.

“Confirmo que a reunião será realizada no domingo às 09h30 da manhã” (05h30 de Brasília), indicou uma fonte socialista.

“O que existe é uma escolha entre a abstenção (para permitir um governo de Rajoy) ou as eleições. É isso que existe e é sobre isso que vamos discutir”, disse antes do anúncio da data Javier Fernández, que dirige interinamente o PSOE.

A reunião será realizada a uma semana da expiração do prazo para empossar um novo governo, em 31 de Outubro. Se isso não ocorrer, a Espanha realizará eleições provavelmente em 18 de Dezembro, que serão as terceiras em um ano, algo inédito na Europa.

O conservador Partido Popular (PP), sem maioria absoluta no Parlamento, espera que o PSOE ceda à pressão e decida se abster em um futuro debate de investidura, o que permitiria colocar em andamento um governo dirigido por Rajoy, acabando com dez meses de interinidade. (Afp)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA