Síria: Kerry e Lavrov em Lausanne para tentar relançar diálogo

(Euronews)

A cidade suíça de Lausanne acolhe este sábado o encontro entre os chefes da diplomacia russa e norte-americana, Sergei Lavrov e John Kerry, na primeira tentativa de relançar o diálogo entre as duas potências desde a suspensão das negociações sobre o conflito sírio.

A reunião deverá contar com a participação da Turquia, Arábia Saudita e eventualmente o Catar, apoiantes regionais da oposição ao regime de Bashar al-Assad, bem como o Irão, que tal como a Rússia apoia Damasco.

As crescentes tensões entre o Kremlin e o Ocidente não deixam antever grandes progressos e mesmo Lavrov, que assumiu um tom otimista em anteriores encontros com Kerry, disse antes de se deslocar a Lausanne que não espera “nada de especial”.

Esta sexta-feira, quatro ONGs internacionais – a Save The Children, o Comité Internacional de Resgate, o Conselho norueguês para os Refugiados e a Oxfam – apelaram a um cessar-fogo “imediato” na cidade síria de Alepo, principal frente do conflito e alvo de uma vasta ofensiva do regime apoiada pela aviação russa para reconquistar os bairros controlados pela rebelião. (Euronews)

por Rodrigo Barbosa

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA