Secretária de Estado analisa cooperação com Banco Mundial

Aia-Eza da Silva - Secretária de Estado do Orçamento (Foto: Francisco Miudo/arquivo)

A secretária de Estado do Orçamento, Aia-Eza da Silva, analisou nesta quinta-feira, em Washington (Estados Unidos), o estado da cooperação entre Angola e o grupo Banco Mundial, que apresenta uma carteira de financiamento diversificada para o país.

Segundo uma nota do Ministério das Finanças a que a Angop teve acesso hoje (07), Aia-Eza da Silva falou com os membros da equipa que faz o acompanhamento e supervisão da actividade do Banco Mundial (BM) para Angola.

No encontro, a governante fez um enquadramento sobre a situação macroeconómica e as perspectivas do país à luz da escassez de recursos decorrente da queda dos preços das matérias-primas.

Segundo o documento, Aia-Eza da Silva disse ser neste ambiente difícil que o Executivo angolano tem vindo a apostar na diversificação da economia para o novo normal económico.

Citada na nota, a secretaria de Estado refere que o encontro passou em revista os projectos com financiamento directo, ou por intermédio de outros instrumentos financeiros, como o desembolso de garantia de projectos financiados por outros parceiros.

A carteira de projectos do BM concentra-se em sectores como água, educação, melhoria do sistema de estatísticas nacionais e assistência técnica para a definição de uma estratégia para o sistema financeiro.

Para além dos projectos inscritos no portfólio, o Banco Mundial pretende apoiar Angola a desenvolver a agricultura comercial e na área da saúde e desenvolvimento comunitário.

O encontro surge na sequência de outros que a delegação angolana tem mantido na capital dos Estados Unidos da América onde decorrem as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA