S. Tomé e Príncipe na cimeira da CPLP em Brasília

Nove países integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre eles, o Brasil. (@cplp)

O recém eleito presidente de S. Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, estreia-se na cimeira da CPLP, da próxima semana, em Brasília, no Brasil, onde um dos seus diplomatas assumirá o cargo de secretário executivo da comunidade lusófona.

São Tomé e Príncipe vai assumir as funções de secretário executivo da CPLP, cuja décima primeira cimeira decorrerá de 31 de Outubro a 1 de Novembro, em Brasília, capital do Brasil.

O Chefe de Estado Santomense, Evaristo Carvalho representa o país e disse vai dar o seu contributo na adopção da nova agenda da CPLP e sente-se orgulhoso pelo facto do seu país assumir o secretário executivo da organização cuja titular será Maria do Carmo Silveira, ex Primeira Ministra santomense.

“Eu vou dar a minha contribuição directamente na adopção duma nova visão estratégica da comunidade para os próximos dez anos, 2016/2026. Para mim é uma grande honra representar, pela primeira vez, S. Tomé e Príncipe nesta comunidade.”

Por outro lado, o primeiro ministro santomense, Patrice Trovoada irá representar São Tomé, na COP22, que terá lugar, em Marraquexe, de 07 à 18 de Novembro.

São Tomé e Príncipe tem alguns projectos que estão a ser implementados sobre a mitigação das alterações climáticas com o apoio da comunidade internacional e poderão ser consolidados nesta conferência.

O primeiro ministro santomense, Patrice Trovoada, participará igualmente na cimeira Turquia/África a decorrer de 03 à 04 de Novembro. (Rfi)

por Maximino Carlos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA