Presidente da República informado sobre mensagem de homólogo sul-africano

José Eduardo dos Santos - Presidente da República (à dir) recebe Maite Nkoanda Mashabane - Ministra das Relações Exteriores da África do Sul (Foto: Francisco Miudo)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inteirou-se, nesta segunda-feira, em Luanda, de uma mensagem do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, transmitida no âmbito das consultas bilaterais e permanentes sobre questões de interesse comum.

A mensagem foi transmitida pela ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, durante uma audiência concedida no Palácio Presidencial.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, a enviada de Zuma precisou que a conversa incidiu sobre questões políticas, económicas e sociais de interesse de ambos os países, bem como os desafios globais.

Segundo a diplomata, as duas entidades abordaram também aspectos atinentes à paz, tranquilidade e segurança na região austral do continente, uma vez que a África do Sul assumirá, em 2017, a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Relativamente à situação prevalecente na República Democrática do Congo (RDC), a chefe da diplomacia sul-africana frisou que o seu país acompanha com alguma preocupação os últimos acontecimentos registados naquele território.

Lembrou que Angola, África do Sul e a RDC firmaram um acordo de cooperação tripartido em matérias de política, segurança e economia, e neste quadro têm procurado as melhores vias para apoiar a iniciativa de diálogo interno naquele país.

“O nosso objectivo nessa altura é apoiar a iniciativa interna de diálogo na RDC, sob mediação da União Africana (UA), através do seu enviado especial, Eddy Nkojo”, sublinhou a diplomata, acompanhada pelo chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA