Presidente da Assembleia Nacional na 135ª Assembleia da União Interparlamentar

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (Foto: Clemente dos Santos)

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, deslocou-se hoje, sábado, a Genebra, Suíça, onde vai participar na 135ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP), a decorrer de 23 a 27 do mês em curso.

Segundo apurou a Angop no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, o evento vai juntar deputados de cerca de 140 Estados-Membros da organização que vão debater o tema: “Reagir Rapidamente quando as Violações dos Direitos Humanos Pressagiam um Conflito: O Papel do Parlamento”.

De acordo com a agenda de trabalhos, durante o certame serão realizadas várias reuniões paralelas, com destaque para o encontro da Comissão Permanente de Democracia e Direitos Humanos, que vai proceder à apresentação e discussão do Projecto de Resolução sobre “A Liberdade das Mulheres em Participar Plenamente nos Processos Políticos”, de forma segura e sem interferências.

A Comissão Permanente de Paz e Segurança Internacional vai igualmente reunir-se para debater o tema “O Papel do Parlamento na Preservação das Ingerências Externas nos Assuntos Internos dos Estados Soberanos”.

Consta também do plano de actividades deste evento, a reunião da Comissão Permanente dos Assuntos das Nações Unidas, que vai debater, essencialmente, “A Resposta da ONU sobre às Alegações de Exploração e Abuso Sexual dos Agentes de Manutenção de Paz da Organização das Nações Unidas”.

A 135ª Assembleia da UIP prevê ainda a realização dos Fóruns de Mulheres e de Jovens Parlamentares da Organização, bem como a reunião dos secretários-gerais dos parlamentos da organização.

A UIP é uma organização internacional dos parlamentos dos estados soberanos, com sede em Genebra, Suíça.

Foi criada em 1889 com o objectivo de favorecer contactos e troca de experiências entre os parlamentos membros.

A UIP trabalha em estreita colaboração com as Nações Unidas e dedica particular atenção à defesa e promoção da paz, boa governação e dos direitos humanos.

Integram a delegação parlamentar os deputados Exalgina Gambôa, Idalina Valente, Raúl Danda, Carolina Elias, Lindo Bernardo Tito, Yaba Alberto e Larissa José, bem como o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA