Polícia Nacional recupera viaturas roubadas em Luanda

Viaturas roubadas e recuperadas pela polícia (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

A Policia Nacional recuperou, no fim-de-semana, em Luanda, com auxilio do Sistema Global de Posicionamento (GPS), duas viaturas ligeiras roubadas, disse o inspector chefe Mateus de Lemos.

Em declarações à Angop, o director do Gabinete Institucional e Imprensa da delegação provincial do Ministério do Interior, inspector chefe Mateus de Lemos Rodrigues, disse que as viaturas foram roubadas sob ameaça de arma de fogo.

Segundo o oficial, depois dos proprietários terem comunicado as autoridades policiais sobre o roubo, foi possível a localização das viatura e iniciar umas rápida operação para a recuperação e detenção de quatro pessoas.

Para além da recuperação das viaturas, a polícia apreendeu também quatro armas de fogo do tipo “AKM-47” e pistolas em posse dos assaltantes.

De acordo com o oficial com a instalação do sistema os dados podem ser obtidos em tempo real por via internet.

Como disse, além do GPS existem outros sistemas com tecnologia distinta para a monitorização de veículos.

Acrescentou que os mais avançados dão ao transportador o visionamento de toda operação, permitindo verificar situações de desvio de rotas, roubos, excesso de velocidade, atrasos, ou paragens não permitidas.

Deste modo fica-se em posse de todas as movimentações em tempo real, com a possibilidade de redimensionar as operações ou analisar históricos de percursos.

“ Os bandidos podem roubar a viatura, mas ficam em posse dela apenas o tempo que demora a intervenção das forças policiais”, assegurou.

Na província de Luanda são roubadas, diariamente, quatro a cinco viaturas para venda em outras localidades, para serem desmontadas ou utilizadas para acções delituosas. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA