Namibe:Mais de cinquenta toneladas de produtos diversos serão colhidas no Namibe

(Arquivo) Namibe:governador, Rui falcao, no encontro que manteve com a população do Piambo (Foto: Anabela do Ceu Fritz)

Mais de cinquenta toneladas de produtos diversos serão colhidas esta semana, na localidade do Piambo, comuna do Forte Santa-Rita, município de Moçâmedes, no âmbito da produção agrícola dos pólos de desenvolvimento criados nesta circunscrição.

A constatação foi feita pela Angop, após uma visita efectuada, segunda-feira, nesta localidade, pelo governador da província do Namibe, Rui Falcão, onde habitam mais de trezentas famílias camponesas.

Numa área de mais de vinte hectares de terra férteis estão plantados vários produtos hortícolas como tomate, cebola, alho, couve, batata-doce e rena, kizaca, mamão, abóbora, melancia, banana, beterraba e milho.

No âmbito do programa de apoio directo as famílias camponesas, o governo do Namibe tem vindo a proceder a entrega de meios agrícolas, com objectivo de aumentar a produção agrícola e assim a população melhorar o seu nível de vida,

cultivando não só produtos para a sua alimentação mas também para a comercialização.

Em declarações á Angop o responsável da cooperativa agrícola do Piambo, Felisberto Tchapinga disse que uma das maiores dificuldades tem sido as vias de acesso para transportação dos produtos do campo para a cidade.

“ Temos alguns meios como carrinhas e tractores, mas devido o estado péssimo da nossa via encontramos sérios problemas, porque muitos destes meios não chegam a durar muito tempo e acabam por ter varias avarias”, disse.

Mostrou-se ainda preocupado pelo facto de na província em 2015 ter caído poucas chuvas o que dentro de pouco tempo o lençol de água poderá estar muito baixo e assim os camponeses podem começar a viver o dilema de falta de água para a irrigação dos campos.

” O governo da província do Namibe construi um sistema de água e um reservatório deste precioso liquido que tem ajudado muito as famílias camponesas a desenvolverem a sua actividade até ao momento sem sobressaltos. ” salientou o responsável.

O Piambo é uma localidade que dista a mais de 50 quilómetros a norte da província do Namibe e possui mais de trezentos habitantes na sua maioria camponeses. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA