Namibe: Mais de quarenta mil cidadãos actualizaram registo eleitoral no Namibe

Namibe: brigada de registo no Namibe (Foto: Anabela do ceu Fritz)

Mais de quarenta mil cidadãos actualizaram o seu registo eleitoral na província do Namibe, desde o arranque do processo a 25 de Agosto, facto que lhes permitirá exercer o direito de cidadania nas próximas eleições de 2017.

Estes dados foram revelados hoje (segunda-feira), pelo director provincial dos Registos, Fernando da Paixão André Miguel, tendo afirmado que o processo superou as espectativa em termos de previsões até o final do mês de Setembro último, que era de 34 mil cidadãos.

Informou ainda que na província do Namibe, os postos de registo eleitoral contam com 90 operadores, que em média actualizam 917 eleitores, “ dados que leva a previsão de se actualizar até Dezembro do corrente ano mais de 175 mil”.

Lembrou ainda que a partir do dia 15 do corrente mês terá início o processo de novos eleitores ou seja, a emissão da segunda via de cartões eleitorais e daqueles que farão pela primeira vez, aconselhando a população a se dirigir aos postos de registo para actualizarem os seus dados e a sua prova de vida e não esperarem pelo ultimo dia.

O responsável mostrou-se ainda satisfeito com a disposição das autoridades locais em contribuir para o bom andamento do registo, enquanto pressuposto para o êxito das próximas eleições.

Fernando da Paixão anunciou ainda a formação de 40 novos brigadistas, a partir de hoje até ao dia 7 do mês em curso, sobre a actualização de dados e prova de vida.

“ A terceira e última fase da formação dos operadores do registo eleitoral irá completar a cifra da província, que é de 130 brigadistas, para cobrir o processo até em Março de 2017”, acrescentou.

Referiu que os agentes de educação cívica eleitoral estão envolvidos na sua actividade de sensibilização sobre a importância da prova de vida e actualização de residência desde o início do processo. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA