Moxico: Vice-governador apela envolvimento massivo na vacinação contra febre-amarela

Vice-governador procedendo a abertura da campanha de vacinação (Foto: David Dias)

O vice-governador provincial do Moxico para o sector técnico e de infra-estruturas, Manuel Lituai, apelou hoje, no Luau, uma maior adesão da população à campanha de vacinação contra a febre-amarela.

Discursando no acto de lançamento da campanha contra a doença, disse que apesar de a província não ter notificado nenhum caso de febre-amarela, a adesão massiva à campanha é importante para a prevenção.

Apelou igualmente às autoridades administrativas e tradicionais do município do Luau para mobilizarem a população a comparecerem nos postos de vacinação e receberem nas suas residências as equipas de vacinadores.

Por seu turno, a administradora municipal do Luau, Nora Muhongo Isaac, aconselhou a população a se pautar pelas medidas de saneamento básico, evitando poços de água e lixeiras, para se evitar o surgimento de mosquitos e outros vectores de doenças.

Durante esta primeira fase, o município fronteiriço do Luau prevê vacinar 87 mil e 668 pessoas dos seis meses até a idade adulta, correspondentes a 95 por cento da sua população.

Para isso, foram preparadas 94 mil e 500 doses e criadas 34 equipas fixas e móveis que englobam vacinadores, registadores, preparadores, mobilizadores, supervisores, logísticos e técnicos de asseguramento.

A campanha de vacinação contra a febre-amarela será feita numa primeira etapa apenas no município do Luau, quer em fase urbana e rural. Depois abrangerá os municípios do Moxico (sede), Bundas, Alto Zambeze, Luacano, Cameia, Léua, Kamanongue e Luchazes. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA