Moxico: IMA privilegia formação de quadros na área da agricultura no leste do país

IMA em construção no Luau (Foto: Gaspar Dos Santos)

O vice-governador provincial para o sector técnico e infra-estruturas, Manuel Lituai, recomendou hoje, segunda-feira, que o Instituto Médio Agrário (IMA), em construção no Luau, deve privilegiar a formação de quadros especializados na agricultura da região leste do país.

A recomendação foi feita no final da visita que Manuel Lituai efectuou as obras do IMA, referindo que a formação de quadros agrário é fundamental para o desenvolvimento da agricultura na região para contribuír na segurança alimentar.

Face a especificidade da escola, aconselhou igualmente o alargamento do espaço de cultivo de cultura diversas, no interior e exterior do imóvel, para melhor inclusão e compreensão dos formandos.

Erguido desde 2015 numa área de 16 hectares de terra, no quadro do Programa de Investimento Público (PIP), o imóvel tem capacidade para albergar 180 alunos e entrou na fase de instalação de equipamentos mobiliários.

O edifício de dois pisos está localizado a 10 quilómetros da vila Luau, comportando 24 compartimentos com 16 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, dormitórios, refeitório, campo multiuso e vai ministrar a formação média técnica e básica, em produção vegetal (agricultura), gestão agrícola e recursos florestais.

O município do Luau está situado a 334 quilómetros, a Leste da cidade do Luena e conta com uma população estimada em mais de 87 mil habitantes, na sua maior camponesa. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA