Ministro da Defesa Nacional felicita Forças Armadas Angolanas

João Lourenço, Ministro da Defesa Nacional (Foto: Joaquina Bento)

O ministro da Defesa Nacional, João Manuel Gonçalves Lourenço, endereçou hoje, sábado, em Luanda, felicitações as Forças Armadas Angolanas (FAA), que comemoram no dia nove deste mês, o 25º aniversário, numa altura em que estão envolvidas, num longo processo de reedificação e modernização.

Numa mensagem chegada à Angop, João Lourenço refere que a efeméride acontece numa altura em que as FAA , envolvidas num longo processo de reedificação e modernização, continuam a potenciar os seus níveis de organização, funcionamento e operacionalidade, na perspectiva de elevar a capacidade de defesa e segurança do país.

Para atingir estes desideratos, o ministro aponta ser necessário o contínuo adestramento das tropas das forças armadas e permanente educação cívica e patriótica dos seus efectivos.

“Rendo profunda e sentida homenagem à todos os militares que ao longo da história das FAA, deram o melhor das suas vidas em defesa da Pátria angolana”, ressalta-se na nota.

O ministro exortou ainda, todos os efectivo, a manterem-se firmes, vigilantes e em prontidão para que possam cumprir com zelo a tradicional missão de garantir a defesa da independência, a salvaguarda da soberania e do interesse nacional e das instituições democráticas.

O dia 9 de Outubro é consagrado às FAA, pois foi nesta data em 1991, deu-se o primeiro passo para a criação e consolidação do exército nacional único, no quadro dos Acordos de Bicesse, rubricados em Portugal, entre o governo angolano e representantes da Unita.

A criação das FAA foi fruto da fusão entre as antigas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e das extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), vinculadas à Unita, na época em que foi uma organização militarizada. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA