Ministra do Urbanismo entrevista-se com Joan Clos

Ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo (Esq) com o Secretário das Nações Unidas para a Habitação, Joan Clos (Foto: Mauro Romeu)

A Ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, encontrou-se, quarta-feira, em Quito, Equador, com o Secretário Executivo do UN Habitat, Joan Clos i Matheu.

O encontro decorreu à margem da conferência das Nações Unidas “Habitat III”, onde, Branca do Espírito Santo, representa o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

No final do encontro que teve a duração de 45 minutos, a ministra Espírito Santo disse que o mesmo, serviu para passar em revista a cooperação existente entre Angola e o UN Habitat.

“Discutimos questões que deverão estar ligadas a futura cooperação tendo em conta a nova agenda urbana que será o documento reitor da actividade do Urbanismo e Habitação a nível internacional”, disse.

Na reunião aflorou-se também a possibilidade da transformação do escritório da UN Habitat, instalado em Luanda, num ponto de apoio para os países africanos lusófonos, pela posição de Angola no que toca ao Urbanismo e Habitação e pela localização geográfica.

A conferência Habitat III, começou segunda-feira (17) em Quito. A delegação angolana, que é chefiada pela ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, tem participado em vários encontros, colóquios e painéis.

Inclusão social, prosperidade económica e cidades sustentáveis e resilientes, são os três compromissos da Nova Agenda Urbana a ser adotados na conferência Habitat III.

Até quinta-feira, delegações de 193 países das Nações Unidas vão examinar o roteiro para os próximos 20 anos, com a promoção de medidas para o uso sustentável da terra, conter a expansão das áreas urbanas e evitar a perda de áreas produtivas e ecossistemas frágeis.

Como resultado da Conferência, será apresentado um documento final orientando o futuro da agenda urbana para os próximos 20 anos. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA