Ministra aponta medidas para empoderamento das mulheres

Ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado (Foto: Alberto Julião)

A ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado, disse hoje (terça-feira), em Luanda, que o empoderamento do empresariado feminino constitui uma prioridade nas políticas públicas de redução da pobreza.

Em declarações à imprensa a após um encontro à porta fechada com a delegação da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, que se encontra de visita ao país de dois a sete deste mês, a governante referiu que o plano do desenvolvimento económico da mulher, em termo de empoderamento, envolve as mulheres empresárias e as mulheres rurais e da periferia.

Segundo Filomena Delgado, para conferir maior abrangência a este plano foi realizado o Fórum de Nacional de Auscultação à Mulher Rural, que produziu recomendações que estão a ser implementados por diversos departamentos ministeriais.

Acrescentou que os bancos estão orientados a facilitar o acesso ao crédito de micro-finanças para as empresarias, enquanto as mulheres rurais estão a se beneficiar de micro-crédito e outros apoios no âmbito da acompanha do credito agrícola.

A ministra apontou a violência doméstica como a preocupação do pelouro, com realce para a violência contra menores, que resultam em gravidezes indesejadas, abandono escolar das jovens e expulsão de casa. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA