Ministério do Comércio realiza seminário de refrescamento para directores e inspectores

José Moreno - Director Províncial do Comércio Indústria (Foto: Gaspar dos Santos)

Directores e inspectores das actividades económicas participaram hoje, sexta-feira, no município de Viana, no primeiro seminário provincial para o refrescamento e capacitação das actividades comerciais e industriais da província de Luanda.

Na abertura do acto, realizado na Universidade UTANG, em Viana, o director Provincial do Comércio e Industria de Luanda, José Manuel Moreno, disse que o seminário enquadra-se no ciclo de seminários metodológicos provinciais e regionais sobre o comércio e serviços mercantis gizado pelo Ministério do Comércio em todo o país.

Um dos objectivos deste seminário, informou, é contribuir para a superação técnico-profissional dos actores públicos ligados a área do comércio e da Industria, de maneira que estejam mais aptos para o desempenho da função pública a si acometidas.

Pois, continuou, “o actual momento socioeconómico que o país atravessa exige que todos, nos mais diversos níveis da cadeia hierárquica da função pública, ponham o seu serviço, o nosso saber fazer bem para que sejamos dignos servidores do povo e contribuamos para que haja um bom ambiente para o desenvolvimento dos negócios no domínio do comércio e da industria na província de Luanda”.

Assim, sublinhou o Director, afigura-se necessária a correcção dos comportamentos e atitudes que conflituem com a lei, praticado por alguns servidores públicos no domínio da inspecção e não só.

Outro objectivo, deu a conhecer, reside no facto de permitir que os operadores públicos do comércio na província saiam deste evento munidos de informações e conhecimentos mais sólidos que os vai capacitar e aprimorar o seu desempenho, prestigiando assim os esforços do executivo para a criação de um bom ambiente de negócios no país.

Os inspectores não devem continuar aos olhos dos comerciantes e industriais a ser os indesejáveis quando no cumprimento da sua função os interpelam, como queremos também que os agentes económicos sejam cumpridores da lei para facilitar a actividade dos inspectores, referiu.

No seminário estão a ser dissertados temas como “Informação sobre a lei 01/07”, “Licenciamento comercial”, “regulamento sobre comércio precário, ambulante, feirante e vendedor de banca de mercado municipal”, “comércio de qualidade”.

“Noções de cálculos de preços de mercadoria local e importada, (preços fixos, vigiados e livres”, “técnicas e tácticas de inspecção comercial e suas normas”, “Noções sobre saúde e segurança alimentar”, “Ética e Deontologia profissional, (pauta deontológica do serviço público, lei da probidade pública e outros, “, são entre os vários temas do seminário.

Participam no seminário que termina hoje, Directores Nacionais, directores de gabinetes provinciais e municipais, Inspectores do comércio e industria, Administradores Adjuntos de Viana e convidados. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA