Huíla: Peregrinação à Muxima do Toco começa hoje

Padre Américo Costa Gomes (Foto: Morais Silva)

A quinta peregrinação ao Santuário da Muxima do Toco, no Lubango, começa esta noite com uma missa de recepção dos peregrinos, a ser presidida pelo pároco daquela igreja, Américo Costa Gomes.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o pároco Américo Gomes, informou que os peregrinos já começaram a chegar ao santuário, com destaque para uma caravana ida de Luanda, aguardando-se outros que devem fazer-se ao local nas próximas horas.

Sublinhou que as condições de acomodação estão asseguradas, assim como as de segurança e assistência médica, através do INEMA.

Fez saber que para sábado está agendada uma missa matinal, que terá como tema a família e a juventude, estando para o período da tarde a via-sacra e de noite outra missa, que terá com anfitrião o arcebispo do Lubango, dom Gabriel Mbilingui.

A peregrinação, segundo o padre, encerra domingo, com a missa pontifical a ser presidida pelo bispo da diocese do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo.

Esperam-se ao todo vinte e dois mil peregrinos das províncias da Huíla, Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Cunene, Namibe, Huambo e Cuando Cubango.

O evento a realizar-se sob o lema: “ Mamã Muxima de Misericórdia, interceda por nós”, visa proporcionar aos fiéis a fé e a esperança de estar próximo cada vez mais com Deus.

A paróquia da Mamã Muxima existe desde Março de 2012 e é a mais nova da Arquidiocese do Lubango. A mesma contempla, uma escola do 1º e do 2º Ciclo de ensino, um hospital que aguarda por um orçamento para servir como unidade pública, uma cozinha comunitária, um centro Juvenil de formação profissional, casa das madres, balneários públicos e biblioteca.

A localidade do Toco dista 35 quilómetros a leste do Lubango e tem uma população estimada em mais de 17 mil habitantes, sendo que 70 porcento são católicos. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA