Huíla: Chuva arrasa cobertura do centro comunitário

Huíla: Paróquia da Muxima do Toco (Foto: Morais Silva)

Chuva acompanhada de fortes ventos destruiu parcialmente o centro juvenil comunitário e a biblioteca da paróquia da Mamã Muxima do Toco, comuna do Hoque, município do Lubango, província da Huíla.

O facto deu-se na madrugada de quinta-feira, segundo fez saber hoje, sexta-feira, à Angop, o pároco Américo Costa Gomes, explicando que as duas infra-estruturas ficaram sem a cobertura, sendo que as chapas ficaram completamente danificadas, assim como a sua estrutura de suporte.

Disse que, os prejuízos estão avaliados em mais de cinco milhões de Kwanzas, e a paróquia está a fazer contactos com os habituais benfeitores para resolver o problema.

Saudou a pronta intervenção do Caminho-de-ferro de Moçâmedes que despachou para o local uma equipa que está a trabalhar na reposição da cobertura, já que o centro juvenil acolhe 40 crianças em regime de internato, enquanto aguardam pela conclusão do internato.

“Neste momento estamos a remover as chapas, e tão logo poderemos ver quando é que vamos colocar as novas, mas o problema já foi colocado ao governo, através da comissão de protecção civil”, disse.

A par disto, padre Américo Costa disse que a chuva destruiu também algumas residências das comunidades, assim como culturas agrícolas diversas.

Quanto a realização da peregrinação, que acontece de 28 a 30 deste mês na paróquia, o padre disse que essa situação não altera o programa.

A paróquia da Mamã Muxima existe desde Março de 2012 e é a mais nova da Arquidiocese do Lubango. A mesma contempla, uma escola do 1º e do 2º Ciclo de ensino, um hospital, uma cozinha comunitária, um centro juvenil de formação profissional, casa das madres, balneários públicos e biblioteca.

A localidade do Toco dista 35 quilómetros a norte da cidade do Lubango e tem uma população estimada em 30 mil habitantes. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA