Huambo: Governo implementa novo modelo de recolha de lixo

Cidade do Huambo (Foto: EDILSON DOMINGOS)

O governo provincial do Huambo tenciona, brevemente, implementar um novo modelo de recolha de lixo para acabar com os aglomerados em locais impróprios.

A informação foi prestada sábado pelo vice-governador para o sector político e social do Huambo, Guilherme Tuluca, durante um encontro com responsáveis locais dos órgãos de comunicação social e administração municipal, a quem solicitou que divulguem o novo modelo.

Disse que a estratégia vai consistir no deposito de lixo pelos munícipes apenas a partir das 17 horas em locais previamente indicados, sendo que a recolha deverá ser feita até as 0h00. Para o efeito, os munícipes deverão colocar os resíduos em sacos.

Explicou que este programa permitirá que a cidade fique permanentemente limpa, sendo importante a colaboração dos cidadãos, que, na sua óptica, tem demonstrado um comportamento pouco exemplar ao depositar o lixo em qualquer local, provocando aglomerados.

Por isso, o governo chamou a comunicação social para que, neste período intermédio até a entrada em vigor do plano, sensibilize a população e faça a divulgação do mesmo.

Guilherme Tuluca alertou que quem for encontrado a depositar o lixo fora do horários e locais indicados será multado, de acordo com às posturas administrativas existentes, porque se tem verificado comportamentos propositados de cidadãos que tendem a desestabilizar a ordem social estabelecida.

De acordo com os responsáveis, as comissões de moradores, as autoridades tradicionais e religiosas vão também jogar um papel importante da educação das famílias, que deverá ser consciencializada de que “quem suja deve contribuir na limpeza”, ao invés de deixar que seja uma tarefa exclusiva do governo como muitos apregoam.

“A cidade mais limpa é aquela que menos suja”, frisou, para sustentar a afirmação de que as pessoas devem também ser educadas a produzir menos lixo. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA