Huambo: Apresentado plano de gestão de resíduos sólidos

Huambo: GOVERNADOR DO HUAMBO, JOÃO BAPTISTA KUSSUMUA, FALANDO NO ACTO (Foto: JÚLIO VILINGA)

Um Plano de Acção de Gestão de Resíduos Urbanos (PAPGRU) para a província do Huambo foi apresentad nesta terça-feira, nesta cidade, aos membros do governo, administradores municipais e responsáveis de instituições públicas, em acto presido pelo governador, João Baptista Kussumua.

O PAPGRU, entre outros objectivos, visa a mudança de comportamento dos munícipes, a melhoria das comunidades e a implementação a de acções de educação e sensibilização ambiental, que vai vigor com slogan “Cidadão Educado, Huambo Limpo”.

O programa tem como metodologia de implementação a abordagem directa da população, acções de sensibilização massiva sobre gestão correcta dos resíduos, acções lúdicas, formação de activistas ambientais, Eco-Stops, encontros de advocacia e concertação com as autoridades tradicionais e líderes religiosos, em torno desta temática.

Na sua intervenção, o governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, realçou que em menos de um mês já foi possível retirar da cidade capital e arredores sete mil e 41 metros cúbicos de lixo, uma acção que permitiu reduzir os focos críticos de concentração de resíduos sólidos.

Referiu que as mesmas quantidades foram recolhidas no centro urbano (Cidade Baixa e Alta) e nos bairros de Cacilhas, São Luís, Kapango, Santo António, Aviação, São Pedro, Calomanda, Calolongue, Rua do Comercio, São João, São José, Bomba-Alta e Baixa, Cambiote, Santa Iria, Aeroporto, Sassonde e Bairro Académico.

João Baptista Kussumua disse que o processo contou com a utilização de 12 camiões basculantes e outros meios, entre pás carregadoras, retroescavadora, resultante da contribuição e esforços dos cidadãos dessa urbe.

“Essa iniciativa permitiu romper a situação de sanidade que colocava em risco a saúde dos munícipes”, afirmou. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA