Grandes Lagos: Embaixadora dos EUA defende reforço do diálogo na RDC

Helen La Lime, embaixadora dos Estados Unidos em Angola ( Arquivo) (Foto: António Escrivão)

A embaixadora americana em Angola, Helen La Lime, advogou hoje a necessidade de se fortalecer o diálogo na República Democrática do Congo, com vista a se buscar uma solução duradoura para esse país da região dos Grandes Lagos.

A diplomata fez este pronunciamento à imprensa, antes do início da 7ª Reunião do Mecanismo de Supervisão Regional do Acordo para a Paz, Segurança e Cooperação da RDC e na Região dos Grandes Lagos.

Helen La Lime considerou preocupante a situação na RDC, facto que tem levado todos os países da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, assim como da União Africana e da Organização das Nações Unidas encetarem contactos para a busca de uma solução duradoura.

Para a diplomata norte-americana, todas as forças da oposição congolesa democrática que não se fizeram presentes no acordo rubricado na semana passada, que determinou a formação de um governo com um primeiro-ministro da oposição, devem dar o seu contributo nesse diálogo.

Frisou que esforços das diversas organizações internacionais envolvidas estão a ser encetados, com vista a convencer os renitentes a participarem nesta acção.

Helen La Lime desvalorizou a ausência na reunião de uma delegação de alto nível do Rwanda, realçando que estão presentes altas entidades da diplomacia internacional no encontro que poderão prestar o seu contributo. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA