Grandes Lagos: Cimeira traz Denis Sassou Nguesso a Luanda

Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso (Arquivo) (Foto: Francisco Miúdo)

O presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, já se encontra na capital angolana, Luanda, para quarta-feira participar na 7ª reunião de Alto Nível do Mecanismo de Supervisão Regional do Acordo para a Paz, Segurança e Cooperação dos Chefes de Estado e Governo dos países membros da Conferência Internacional do Grandes Lagos (CIRGL).

Sassou Nguesso foi precedido pelo homólogo do Tchad, Idriss Deby, igualmente presidente em exercício da União Africana (UA) e pelo vice-presidente do Sudão, Hassan Mohamad Abdallah, que também hoje desembarcaram em Luanda, com igual propósito.

Na capital angolana já se encontram também o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Said Djinith, o primeiro vice-presidente do Burundi, Gaston Sindimwo e o facilitador da UA para o Diálogo Político na República Democrática do Congo (RDC), Edem Kodjo.

A cimeira vai decorrer no Centro de Convenções de Talatona, para a busca de solução para os últimos acontecimentos na RDC, Burundi, Sudão do Sul e na RCA, cujos problemas preocupam a região e o continente africano.

O encontro é uma iniciativa angolana, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em cooperação com a UA, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a ONU.

Integram a sub-região Angola, Burundi, República Centro-Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA