Google e Facebook se aliam em projecto de cabo submarino transpacífico

Logo do Facebook (Afp)

Normalmente concorrentes, os pesos-pesados americanos da internet Google e Facebook juntaram forças em um projecto de instalação de um cabo submarino ultra-rápido através do oceano Pacífico, anunciaram nesta quarta-feira as partes envolvidas.

“Vamos trabalhar com o Facebook, o Pacific Light Data Communication (PLDC, provedor de redes de cabos com sede em Hong Kong, ndr) e TE SubCom (um especialista em tecnologias de comunicação submarinas com sede nos Estados Unidos) para construir o primeiro sistema de cabo submarino directo entre Los Angeles e Hong Kong com capacidade ultra alta”, escreveu o Google em uma mensagem em sua página na internet.

O Google sustenta que se tornará o sistema de cabo com maior capacidade disponível para atravessar o Pacífico, permitindo realizar simultaneamente 80 milhões de videoconferências de alta definição entre Hong Kong e Los Angeles.

O novo cabo submarino, chamado PLCN (Pacific Light Cable Network), será também um dos mais longos do mundo, com 12.800 quilómetros.

Sua construção começará este ano e se prevê que entre em funcionamento no verão boreal de 2018, informaram o PLDC e o TE SubCom em outro comunicado.

“É especialmente gratificante que as empresas de tecnologia mundiais como Google e Facebook se tornem em co-investidores do PLNC”, disse Wei Junkang, presidente do Conselho de Administração de PLDC.

“Com o crescente número de pessoas que utilizam os aplicativos e serviços do Facebook na região, PLNC ajudará a conectar melhor Ásia e nossos centros de dados nos Estados Unidos”, argumentou.

A quantia dos investimentos planeados não foi informada. (Afp)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA