Filipe Nyusi pede manutenção da ajuda dos Estados Unidos

Presidente Filipe Nyusi (Voa)

Presidente moçambicano exorta congressistas americanos a pediram ao Governo que mantenha a ajuda ao sector da Saúde.

O Presidente moçambicano pediu a congressistas norte-americanos que intercedam junto do Governo de Barack Obama para manter a ajuda ao sector da Saúde no país.

O pedido foi feito nesta quarta-feira, 5, em Maputo, num encontro entre Filipe Nyusi e um grupo de congressistas americanos.

Na ocasião, Nyusi reiterou ser importante que os Estados Unidos mantenham o seu apoio, particularmente na área do combate ao HIV e Sida, para que os avanços alcançados não sejam em vão.

O principal financiador de Moçambique é o PEPFAR, um programa do Governo americano de ajuda ao combate à Sida.

“Pedimos que intercedam junto do vosso país para que mantenha o apoio aos sectores sociais, particularmente a assistência ao combate ao HIV e Sida. Há muitas pessoas a beneficiarem do tratamento com apoio do vosso Governo e é fundamental que este apoio continue, para que tudo o que foi feito não seja em vão”, sublinhou Filipe Nyusi.

Refira-se que este pedido acontece no momento em que Moçambique está a sofrer grandes restrições orçamentais, resultantes da suspensão do apoio de parceiros internacionais devido à descoberta das chamadas “dívidas ocultas”.

Enquanto procura restaurar a confiança junto da comunidade internacional, o Governo moçambicano continua a desdobra-se em apelos para que a suspensão do apoio dos doadores não atinja os sectoriais sociais. (Voa)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA