Exército ucraniano e separatistas retiram tropas do leste do país

(AFP)

O Exército ucraniano e os separatistas pró-russos anunciaram neste sábado (1º) a retirada de suas respectivas tropas dos arredores da pequena cidade de Zolotoie, no leste do país, como determina o acordo de desmilitarização firmado em Setembro passado.

Segundo o porta-voz militar ucraniano Valentin Shevchenko, “o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos retiraram suas unidades a dezenas de quilómetros de distância de Zolotoie”, na região de Lugansk.

“Algumas etapas do processo de retirada das forças e os meios militares perto da cidade de Zolotoie terminaram. Representantes da missão de observação da OSCE constataram a retirada”, relatou.

A agência de notícias oficial dos separatistas também anunciou a retirada dos combatentes pró-russos dessa área.

“Não resta um único soldado armado nas posições que ocupavam antes, como exigem os acordos de paz de Minsk”, declarou o comandante separatista Mikhail Filimonenko, citado pela agência.

Segundo esses acordos, essas forças deverão abandonar três cidades: Zolotoie, Stanitsa Luganskaia e Petrovskoie. A retirada nessas duas últimas ainda não aconteceu. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA