EUA fazem ultimato a Luanda

(Foto: D.R.)

Americanos não querem pessoas expostas politicamente nos bancos angolanos.

Os Estados Unidos querem que os bancos angolanos deixem de ter entre os accionistas, pessoas com ligações políticas ou cargos públicos.

Descontente com as sucessivas violações às regras de compliance, Washington fez saber, durante a recente visita efectuada aos Estados Unidos pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, que, ou Angola afasta as pessoas expostas politicamente (PEP) – uma designação internacional para classificar pessoas com funções públicas ou políticas da estrutura accionista dos bancos comerciais ou continuará a não ter acesso a dólares. Isto afecta directamente três filhos do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Esta advertência tinha sido feita ao governador do BNA, pela embaixadora norte-americana, Helen La Lime, que revelou ao Expresso, o empenho dos EUA em continuar a “trabalhar com o Governo angolano na reforma do sector financeiro”. (expresso)

Por: Gustavo Costa

1 COMENTÁRIO

  1. E desta forma os EUA colocam um embargo aos cabeças duras dos angolanos. Achamos que já somos livres que podemos andar neste Mundo sem o dólar. Os nossos “Doutores Economistas de meia tigela” levaram o mais velho JES ao fundo do posso. A desdolarização e as roubos bilionários dos fundo públicos
    são causas do sofrimento mais uma vez do povo angolano.
    Vamos ter vergonha de nos próprios assumir os erros sem culpar as minas e guerra que já terminou faz tempo. Vamos dar a mão a palmatória e comecar uma nova Angola.
    2017 Eleições em Angola– onde saira dinheiro para tal? Se nem o pobre Kwanza para nas bancas! O nosso maior banco que so falta decretar a falencia e ninguem foi chamado ao tribunal. Ehhh Este é a nossa Angola país da banana onde o gatuno tem mais valor que o honesto e integro.
    Os militantes do MPLA sentem medo de expressar a verdade e como bajuladores que temos vistos todos os dias pelas rede socias e no dia-dia na comunicaçao socias e não só, já mais estes irão reconhecer publicamente que o país vai de mal a pior.
    Casos CAP- Caixa de Crédito Agro- Pecuária 1999, BNA, BESA, BDA, BPC, Sonangol, AngolaTelecom e muitas outras instituições fortes que foram devorados por dinossauros (PPE Pessoas Politicamente Expostas) deste país chamado Angola.
    2016 Eleições nos EUA – o que sera de Angola apois a vitoria de Trump??? Teremos com certeza uma Angola de pagina virada. Haver vamos caso não nos moldarmos e pensarmos mais pelo POVO. Sei que o MPLA não trabalha para o povo. Quem e o povo para este partido??? Nao precisam do seu voto para vencer. Alias, precisam apenas para encher as filas das mesas das assembleias de voto e a nossa pobre TPA filmar e mostrar ao Comunidade Internacional que as Eleições esta correr num clima de PAZ. Pelo contrário as eleições já foram feitas.
    Para refletir …

    Subscrevo
    O Mwangole

DEIXE UMA RESPOSTA