Embaixada de Angola estreita relações com o Canadá

Diplomatas canadianos visitam Embaixada de Angola em Ottawa (Foto: Manuel Kingunda)

Questões de interesse bilateral entre Angola e o Canadá foram analisadas nesta quinta-feira, na capital canadiana, durante uma visita de cortesia que responsáveis do ministério canadiano dos Negócios Estrangeiros efectuaram à sede da Representação Diplomática angolana neste país.

Os directores adjuntos para os sectores Político e Comercial da Direcção África deste Ministério, respectivamente Sacha Levasseur-Rivard e Vance McEvoy, acompanhados pela representante comercial, Marybeth Mitchell, tiveram um pequeno “briefing” com o embaixador Edgar Gaspar Martins, à sua chegada à Embaixada de Angola, em Ottawa, antes de reunirem com a equipa política e económica da missão diplomática.

No encontro que mantiveram com os responsáveis do sector político e económico da missão diplomática angolana, foram avaliadas, com maior profundidade, as formas de se incrementar a cooperação bilateral e trocas comerciais entre ambos Estados, numa perspectiva mutuamente vantajosa.

A parte angolana, liderada pelo Ministro Conselheiro José Silva, aproveitou a oportunidade para manifestar o desejo de Angola em dar início negociações com vista a assinatura de um Acordo de Promoção e de Protecção Recíproca de Investimento (APPRI).

Durante a reunião os diplomatas angolanos manifestaram igualmente o desejo de obter uma resposta à proposta para a rubrica de um acordo de cooperação no ramo dos transportes e de outro no domínio da justiça.

Deram a conhecer que Angola continua aberta ao investimento canadiano e solicitaram o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá na mobilização do empresariado do seu país no sentido de aproveitarem as oportunidades de negócio que têm surgido no mercado emergente nacional.

A parte canadiana disse ter tomado nota das preocupações colocadas e reiterou o desejo de reforçar os laços de cooperação com Angola. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA