Dois policiais são feridos na Bélgica em possível ataque terrorista

(Afp)

Um homem armado com uma faca feriu nesta quarta-feira dois policiais em Bruxelas em um possível ataque terrorista, num momento de grande mobilização de forças de segurança após os atentados extremistas do último ano na Europa.

“Contamos com elementos para acreditar que se trata de um ataque terrorista”, declarou à AFP Eric Van Der Sypt, porta-voz do Ministério Público, organismo que se encarrega dos casos de terrorismo na Bélgica.

Os incidentes ocorreram ao meio-dia no bairro de Schaerbekk, em Bruxelas, quando Hicham D., um cidadão belga de 43 anos, feriu os dois policiais no bulevar de Lambermont, segundo o Ministério Público.

Um dos agentes ficou ferido na barriga e o outro no pescoço, mas suas vidas não correm risco, explicou à AFP uma porta-voz do Ministério Público de Bruxelas, Jennifer Vanderputten.

O suspeito tentou fugir da cena do ataque, mas outro agente atirou para detê-lo. O homem “foi baleado na perna durante a acção”, mas sua vida não corre risco, segundo o Ministério Público.

Durante sua detenção, o homem “feriu levemente um terceiro policial”, disse Van Der Sypt. Segundo os meios de comunicação belgas, o terceiro agente teria quebrado o nariz.

O suspeito está preso, à espera de que um juiz de instrução, especializado em temas de terrorismo, decida se manterá sua detenção.

O incidente foi registado pouco depois que uma das principais estações de trens e ónibus de Bruxelas e uma sede do Ministério Público foram esvaziadas por um falso alerta de bomba.

E a poucos quilómetros da sede do Conselho Europeu, que acolhe nesta quarta-feira uma conferência de doadores para o Afeganistão, com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e do presidente afegão, Ashraf Ghani, entre outros líderes.

A Bélgica encontra-se em um nível de alerta terrorista 3 em uma escala de 4, após os atentados extremistas em Paris, em 13 de Novembro (130 mortos) e na capital belga, em 22 de Março (32 mortos). (Afp)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA