Dia das Nações Unidas é celebrado hoje 24 de Outubro

Guiné Equatorial aceita receber peritos da ONU para avaliar direitos humanos Foto: O.N.U/D.R

O Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU, é comemorado em 24 de Outubro desde 1948, como aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas.

A celebração foi determinada em 1947 pela Assembleia Geral de forma que o dia fosse “dedicado e serem conhecidos pelos povos do mundo os objectivos e conquistas da ONU e a obter apoio para” a sua obra.

Com a ratificação deste documento fundador pela maioria de seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, as Nações Unidas oficialmente passaram a existir.

A data inclui a Semana da ONU, que vai de 20 a 26 de Outubro.

Comemoração:

O Dia das Nações Unidas tem sido tradicionalmente marcado em todo o mundo por reuniões, debates e exposições sobre as realizações e metas da instituição. Em 1971, a Assembleia Geral recomendou que os estados-membros observem a data como um feriado público.

Sobre as Nações Unidas:

As Nações Unidas são um organismo intergovernamental estabelecido logo após o encerramento da II Guerra Mundial, em 24 de 1outubro de 1945 para promover a cooperação internacional e prevenir novos conflitos.

Na época de sua fundação as Nações Unidas possuía 51 Estados-membros, e hoje conta com 193. A sua sede extraterritorial encontra-se em Nova Iorque, EUA, e possui escritórios em Genebra, Suíça; Nairóbi, Quênia; e Viena, Áustria.

A organização é financiada por contribuições voluntárias de seus Estados-membros e tem como objectivos manter a paz e a segurança internacional, promover os direitos humanos, fomentar o desenvolvimento social e económico e prover ajuda humanitária em caso de desastres, conflitos armados e situações de calamidade pública.

As Nações Unidas possuem seis principais organismos:

A Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Social e Económico, a Secretaria, a Corte de Justiça e o Conselho de Tutela.
As agências especializadas do sistema das Nações Unidas incluem o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde, a Organização de Alimentos e Agricultura (FAO), a UNESCO e a UNICEF, entre outras.

O Secretário-Geral das Nações Unidas é o sul-coreano Ban Ki-moon, que ocupa o cargo desde 2007. A Organização e seu Secretário Geral na ocasião, Kofi Annan, foram agraciados com o Premio Nobel da Paz em 2001, “por seu trabalho em prol de um mundo mais organizado e pacífico”.

Como mencionado, a Organização Mundial da Saúde integra o sistema das Nações Unidas, e assim, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a mais antiga agencia de saúde pública internacional, também é membro das Nações Unidas.

O direito de tornar-se membro das Nações Unidas cabe a todas as nações amantes da paz que aceitarem os compromissos da Carta e que, a critério da Organização, estiverem aptas e dispostas a cumprir tais obrigações.

Membros-Fundadores:

Chamam-se Membros-fundadores das Nações Unidas os países que assinaram a Declaração das Nações Unidas no dia 01 de Janeiro de 1942 ou que tomaram parte da Conferência de São Francisco, tendo assinado e ratificado a Carta. Outros países podem ingressar nas Nações Unidas por decisão da Assembleia Geral mediante recomendação do Conselho de Segurança. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA