Deputados angolanos e alemães abordam reforço da cooperação

Delegação de deputados germânicos em diálogo com parlamentares angolanos (Foto: Alberto Julião)

O reforço da cooperação no domínio parlamentar e económico entre Angola e a Alemanha dominou a audiência que a presidente em exercício da Assembleia Nacional, Joana Lina, concedeu à delegação de deputados germânicos.

A comitiva chegou nesta sexta-feira a Luanda, para uma visita de três dias a Angola, durante a qual manterá encontros com distintas personalidades políticas e governamentais, com o propósito de identificar novas áreas de cooperação entre os dois países.

Neste sentido, a comitiva reuniu-se já com os deputados afectos às comissões da Assembleia Nacional que respondem pelas Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, e pelas questões de Saúde, Família, Juventude, Infância e Desporto, Antigos Combatentes e Acção Social.

Seguidamente, dialogou com deputados dos grupos nacionais de acompanhamento aos parlamentos dos países de África, Caraíbas e Pacífico, e da União Europeia (ACP/UE), e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

No final dos encontros, o chefe da delegação alemã, Frank Heinrich, disse que a sua vinda tem por objectivo trocar experiências e sondar as áreas susceptíveis de aprofundar as relações entre Angola e a República Federal da Alemanha.

“Por isso, formulamos diversas perguntas para termos um melhor conhecimento sobre Angola”, disse, sublinhando que a conversa cingiu-se, fundamentalmente, a questões económicas, tendo em conta a crise mundial e o facto de existir muitas empresas alemãs a operam em Angola.

Acrescentou que também foram analisados aspectos ligados às autárquicas e direitos humanos, precisando que foi com alguma surpresa que constataram que a percentagem de deputadas angolanas no Parlamento é superior à da Alemanha.

Por outro lado, disse que depois da longa guerra enfrentada pelos angolanos o processo de reconciliação nacional assemelha-se ao processo que resultou na unificação das duas nações alemãs (RFA e RDA).

Frank Heinrich disse esperar que a visita dos deputados que dirige possa contribuir para o reforço da cooperação almejada entre Angola e a Alemanha, tanto a nível parlamentar como económico. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA