Cuanza Norte: Responsável destaca formação de quadros da saúde

Cuanza Norte: Paciente em consulta médica (Foto: Diniz Simão)

A administradora do hospital municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, Tânya Nerói Pedro, realçou, nesta segunda- feira, no Dondo, a formação de técnicos na melhoria dos serviços a nível do sector da saúde, nos últimos anos.

Em declarações à Angop, a responsável precisou que um dos grandes indicadores tem a ver com a humanização dos serviços, o que tem permitido a prestação de um atendimento “mais atencioso” ao público.

Disse que muitos profissionais do ramo interpretam com elevada responsabilidade o seu papel, voltado unicamente para o atendimento aos enfermos, um pressuposto anteriormente ignorado por aqueles que carregavam o sentimento de favor, prestação de assistência a quem necessitasse.

Reconheceu que tais melhorias resultam da expansão das instituições de formação de profissionais da saúde, à vários níveis, o que permite estabelecer coesão nos serviços e inverter o quadro negativo do passado.

“O país tem hoje um número considerável de técnicos médios e superior nacionais, que fruto da formação específica no ramo das ciências da saúde, percebem melhor os fenómenos que ocorrem”, referiu.

Segundo ainda a responsável, outro factor está ligado ao processo de construção de infraestruturas sanitárias, sobretudo no meio rural, permitindo que pacientes recebam assistência em tempo oportuno, desafogando as grandes unidades sanitárias nos centros urbanos.

Tânya Nerói justificou que anteriormente, muitos agentes do sector da saúde, exerciam a sua actividade de forma amadora, fruto da forma como eram recrutados, sem reunirem alguma vocação ou formação integral, daí o seu desempenho débil.

Actualmente a situação é muito diferente, pela existência de condições condignas para o trabalho, desde as infraestruturas aos equipamentos com tecnologia de ponta, essencialmente nos laboratórios. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA