Cuanza Norte: Centro de produção da Rádio Cambambe com novas Instalações

Cuanza Norte: Ministro José Luís de Matos visita novo edifício da Rádio Cambambe (Foto: cedida Angop)

O Centro de Produção da Rádio Cambambe, do grupo RNA, conta com um novo edifício, construído na localidade do Alto Dondo, cinco quilómetros da cidade do Dondo, sede do município, província do Cuanza Norte, cujas infra-estruturas foram visitadas, quinta-feira , pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos.

De acordo com responsável da empresa encarregada da construção do empreendimento, Lutuima Vaz Conceição, o novo edifício comporta dois estúdios, um dos quais auto-operado e uma sala de debates para seis pessoas, todos equipados com tecnologia de ponta.

Possui ainda um gabinete, área técnica, sala de redacção para quatro jornalistas, recepção, reservatório de água, parque de estacionamento, entre outras dependências, construído numa área de 275 metros quadrados, dos 900 disponíveis.

Esta ainda equipado com um emissor de um kilowatts, com três transmissores de canais (Estúdios centrais, Rádio Cuanza Norte e emissão local), mantendo a frequência em FM 89. 00, e uma torre de 30 metros para emitir sinal num raio de 80 quilómetros, em linha recta.

O edifício a ser inaugurado por ocasião do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, foi construído num período de 14 meses.

Na ocasião, o director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Comunicação, Hamilton Vera- Cruz, disse que o empreendimento pode entrar em funcionamento a qualquer momento, visando promover a utilidade dos equipamentos, para evitar que os mesmos danifiquem, caso as portas permaneçam encerradas por muito tempo.

Entretanto, o responsável do Centro de Produção da Rádio Cambambe, Felizardo Manuel Francisco dos Santos, disse que as novas instalações, põe fim a um longo período de trabalhos, em condições menos favoráveis, a partir de agora assiste-se a uma nova era para o conforto dos profissionais da rádio local.

“É uma aposta certa, porque representa a evolução do órgão, a julgar pela instalação de equipamentos digitais, em substituição dos analógicos, em que se realizam trabalhos com muitos esforços, com equipamentos arcaicos”

O Rádio Cambambe está instalado no município com o mesmo nome, desde 1993, no Alto Dondo, a cinco quilómetros da cidade do Dondo, tendo ao longo deste período, funcionado em edifício cedido pela Direcção da cervejeira EKA.

A visita do ministro àquelas instalações, na presença do governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, insere-se no programa de visita à província, para se inteirar do funcionamento dos órgãos do sector.

Nesta deslocação à província, José Luís de Matos faz-se acompanhar dos PCAs da Angop, TPA, RNA, respectivamente, Daniel Miguel George, Helder Bárber e Henrique dos Santos. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA