Cuando Cubango: Deputado destaca implementação de projectos sociais concluídos e em curso

Carlos Alberto Ferreira Pinto, primeiro - vice presidente do grupo parlamentar do MPLA (Foto: Alberto Julião)

O deputado da bancada parlamentar do MPLA, Carlos Alberto Ferreira Pinto, destacou, quarta-feira, em Menongue, capital provincial, que a construção do hospital municipal do Cuito Cunavale consta das prioridades do governo, visando a contínua melhoria no atendimento médico e medicamentoso.

Ao discursar na abertura da reunião do Conselho Municipal de Menongue de Auscultação e Concertação Social, decorrido na cidade de Menongue, Ferreira Pinto realçou que no âmbito do Orçamento Geral de 2016 e 2017, o município vai beneficiar-se da construção e apetrechamento de uma escola secundária.

O também coordenador do grupo de acompanhamento do secretariado do Bureau Político do MPLA a província, avançou que os troços dos bairros Azul/Boa Vida, Futungo/Novo, arredores da cidade de Menongue, irão beneficiar de asfaltagem com vista a facilitar a mobilidade de pessoas e bens.

O deputado anunciou a construção, ainda no prazo acima preciso, de duas escolas secundárias com 12 salas de aulas cada, uma com 16 salas e quatro com seis salas, sendo duas na comuna do Caiundo, uma na comuna do Jamba Cueio e outra no bairro Tomás, arredores da cidade de Menongue, bem como a construção de uma escola com 16 salas na localidade de Cuelei.

Ainda no capítulo da educação, o parlamentar fez saber da construção, em Menongue, de um internato adstrito ao Instituto Médio Agrário, bem como a construção de uma casa mortuária, bem como a ampliação da rede de distribuição de energia eléctrica.

Garantiu a conclusão do canal fluvial do Rivungo, para ligar este à república fronteiriça da Zâmbia, numa distância de mais de 10 quilómetros, com uma profundidade de mais de três metros, como sendo, igualmente, uma das prioridades para o OGE de 2017.

Referiu que, no âmbito dos projectos de investimentos públicos contidos no OGE 2016, já foram executados os que dizem respeito a construção dos centros de saúde na aldeia de Cachingo, no bairro tchihongo, em Menongue, assim como a construção de uma escola com 12 salas de aula no bairro Sacaheta, igualmente em Menongue.

Ao todo, informou Ferreira Pinto, a província do Cuando Cubango foi contemplada com quatro projectos estruturantes de âmbito central e 54 de âmbito provincial.

Pontualizou que a visita enquadra-se no âmbito das deslocações que os deputados da bancada parlamentar do MPLA realiza, no cumprimento de uma programação da direcção do partido, cujo objectivo fundamental prende-se com a necessidade de confirmar a regularidade de constatação com a realidade sócio-económica das províncias do interior do país.

De acordo com o político, a visita foi abrangente aos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, bem como aos eleitores e população em geral e o engajamento destes, ao processo de actualização do registo eleitoral.

Neste capítulo, lembrou que no próximo no dia 28 do corrente mês arranca, em todo o país, a outra fase que não abrange apenas a actualização dos dados e a consequente prova de vida, mas também o registo de novos eleitores.

Sobre os novos eleitores, recordou são aqueles que até a altura das eleições de 2012 não tinham ainda 18 anos de idade, ou aqueles que embora já tiveram tal idade não conseguiram se registar na altura e os já registados, mas que por diversos factores têm o cartão de eleitor extraviado, devendo também, estes últimos, adquirirem uma segunda via dos seus cartões. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA