China: Ministro da Economia angolana em Macau para o fórum ministerial

Abraão Gourgel, Ministro da Economia (Foto: Francisco Miúdo)

O ministro angolano da Economia, Abraão Gourgel, chegou esta manhã a Macau, para participar no quinto Fórum Ministerial de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), a ter lugar a partir desta terça-feira.

Além do ministro da Economia, integram a delegação angolana a secretaria Estado para a cooperação, Ângela Bragança, o embaixador de Angola na China, Garcia Bires, o director do Mirex para Ásia e Oceânia, Samuel da Cunha, o administrador da Apiex, Carlos Padre, o director-geral da UTIP, Norberto Garcia, entre outras personalidades.

Além da participação no fórum que visa fortalecer as relações de cooperação económica, política e cultural entre a China e os países da CPLP, a agenda do ministro da Economia reserva encontros bilaterais com homólogos dos países membros do fórum.

A Conferência ministerial do fórum Macau foi antecedida de um encontro de altos funcionários que trabalharam na elaboração de um plano de acção 2017-2019 e o memorando de entendimento sobre a promoção da cooperação da capacidade produtiva do fórum para a cooperação económica e comercial entre a China e os países da CPLP.

O fórum reserva, no último dia de actividade, quarta-feira, 12, a realização de uma reunião empresarial, na qual a delegação angolana vai falar do ambiente de negócio, das oportunidades de investimentos privados, da legislação, entre outros.

O Fórum De Macau foi criado em 2003, numa iniciativa do Governo chinês para maior aproximação económica com os países falantes da língua portuguesa, tendo como elo Macau, dado o laço linguístico entre esta região administrativa especial com a CPLP e com a China (português e chinês). (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA