China anuncia 267 milhões em créditos preferenciais a PALOP e Timor-Leste até 2019

(Negocios)

A China vai conceder empréstimos com condições especiais no valor de cerca de 267 milhões de euros a quatro países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste até 2019, anunciou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

Estes créditos destinam-se a “reforçar ainda mais a cooperação na área da construção de infra-estruturas”, mas também a “promover a conexão industrial” e a “capacidade produtiva”, segundo o Governo chinês.

Os créditos preferenciais a Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo-Verde para os próximos três anos fazem parte de 18 medidas para os países lusófonos anunciadas hoje pela China, na abertura da quinta Conferência Ministerial do Fórum para a cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa, conhecido como Fórum Macau.

Entre aquelas 18 medidas estão ainda donativos de cerca de 267 milhões de euros, no mesmo período, aos países lusófonos de África e a Timor-Leste para “apoiar projectos” nas áreas da agricultura, facilitação do comércio e investimento, prevenção e combate à malária, e investigação em medicina tradicional.

A China vai ainda perdoar aos mesmos países, até 2019, dívidas já vencidas de empréstimos sem juros num valor equivalente 70 milhões de euros. (Negocios)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA